top of page
Buscar
  • Foto do escritorFlávio Adriano

Já fui vítima de uma fake news



Em janeiro de 2012, surgiu a notícia que o atacante Luca Toni, campeão do mundo pela Itália na Copa da Alemanha em 2006, estaria de malas prontas para vestir a camisa do Sport. Até então muita especulação. Mas, durante uma tarde, quando estávamos na Redação do Aqui PE, um torcedor do Leão postou no seu Twitter que o italiano já estava no Aeroporto dos Guararapes a caminho da Ilha.


Esse torcedor passou quase uma hora descrevendo o passo a passo do jogador. Ficamos loucos no jornal. Foi aí que eu combinei com o então editor de Esportes, Kauê Diniz, para enviar alguém ao aeroporto para entrevistar o centroavante. Mas de uma hora para outra, o tabacudo do torcedor disse que era tudo mentira, uma brincadeirinha. Fiquei puto com aquele puto! E a gozação foi geral entre os tricolores e alvirrubros da Redação. Fiquei triste com a sobrada, mas nunca vou deixar de checar qualquer notícia, por mais absurda que pareça. Esse é o papel do jornalista.


Para provar a afirmação, lembro que, um dia antes da final da Copa do Brasil de 2006 entre Vasco e Flamengo, recebi uma ligação do fotógrafo Genival Paparazzi, muito conhecido pelas suas “peripécias” aqui no Recife. Vale a pena frisar que, nesta época, eu era o editor de Esportes da Folha de Pernambuco. Do outro lado da linha, Paparazzi garantiu que o atacante titular do Vasco Valdiram havia sido barrado por indisciplina pelo técnico Renato Gaúcho, e que Valdir Papel, ex-Sport, seria o substituto para entrar de frente na decisão. Ninguém da Imprensa até então sabia daquilo.


Paparazzi soube porque ficou em São Januário até um bom tempo após a saída dos jornalistas do treino e, por isso, viu e ouviu todo o rebuliço por lá. Quando desliguei o telefone, dei aquela gargalhada e soltei essa pra toda a turma de Esportes: “Pessoal, vocês não sabem o que eu acabei de ouvir de Paparazzi?! Ele disse que Valdir Papel vai ser titular amanhã na final da Copa do Brasil! Vê se pode?! Ahahahahahahahahahaha!”.


No outro dia, nenhum jornal deu a mudança, mas minutos antes da decisão, quando foram divulgadas as escalações oficiais, quase caí da cadeira. Não é que o danado do Paparazzi estava falando a mais pura verdade?! Tudo bem que Valdir Papel foi expulso aos 16 minutos do primeiro tempo, com direito a um empurrão do cacete de Renato Gaúcho, mas o cara realmente entrou de frente naquela final conquistada pelo Flamengo (com duas vitórias, sendo a primeira por 2x0 e esta segunda por 1x0). Moral da história e repito: o jornalista nunca deve ignorar nenhuma notícia, sempre deve checar a veracidade dos fatos. Eu que o diga...

165 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page